O movimento
Trata-se de uma proposta para que você tire a carne e seus derivados do seu cardápio pelo menos em um dia na semana, no caso às segundas-feiras.
O movimento teve início no ano de 2003 nos Estados Unidos, mas atualmente está presente em mais de 40 países. No Brasil, a Segunda Sem Carne é uma campanha que foi introduzida em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo, com a ideia de trazer um primeiro contato para as pessoas com o vegetarianismo. Apresentando como dilema três pilares fundamentais: “Pelos Animais”, “Pelas Pessoas”, “Pelo Planeta”.
Objetivo
A campanha visa aumentar a conscientização dos impactos que o uso de produtos de origem animal na alimentação têm sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, além de incentivar as pessoas a reduzirem significativamente o consumo desses alimentos e substituírem-nos pelas proteínas vegetais em pelo menos um dia na semana.
Importância
A importância desse movimento é notável por várias razões:
Segundo dados publicados na revista científica Global Environmental Change, a redução do consumo de carnes, ovos e laticínios apresenta potencial para reduzir os níveis de emissão de gases do efeito estufa, gasto de água e área agrícola utilizada. Assim, nota-se grande importância na campanha que consiste no fato de que a redução e/ou a eliminação de alimentos de origem animal pelo menos em um dia da semana gerará impactos ambientais positivos.
Evidencia-se então, que a redução dos insumos de origem animal é uma estratégia de grande relevância para alcançar o desenvolvimento sustentável, logo, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, dentre esses ODS estão:
Fontes e leituras recomendadas: